sexta-feira, 1 de junho de 2012

Em defesa do Centro Histórico da Vila Velha.


Estudar melhor as necessidades do Centro Histórico de Sintra, "para que se crie o que lhe faz falta", é uma das reivindicações dos Amigos da Vila Velha, que dão forma a um blogue que clama por medidas de salvaguarda da área urbana classificada como Património da Humanidade. Dinamizado pelo munícipe Vítor Marques, o blogue representa as preocupações do morador e do comerciante do centro histórico, "um dos lugares mais belos e visitados do mundo". Embora reconhecendo que há indicadores positivos, como a recuperação da casa da Junta Autónoma de Estradas e da antiga Pensão Bristol, os Amigos da Vila Velha continuam "a pedir, a pedir. Sim, pedir que nasça o verdadeiro proprietário para este lugar diferente..." .

Após a distinção da UNESCO em 1995, houve esperança de que este território fosse enquadrado por "uma chefia diferente". "Mas não, em vez disso, continuamos apenas a ser uns simples fregueses de uma junta de freguesia" , lamenta Vítor Marques. Quem vive na Vila Velha,"consegue sentir mais tal riqueza de um país" e leva a "criticar teimosamente a distracção"de quem devia actuar. A Vila de Sintra "tem muitos edifícios que poderiam estar na fila para entrar no futuro deste centro histórico português. E em vez disso continuam ao abandono".

Para Vítor Marques, "até apetece escrever um anúncio nos jornais: Se você é rico, sensível pelo maravilhoso do seus país, então ‘venha cá para dentro’... ajudar um dos lugares mais belos do mundo – Invista aqui, porque investe bem..."

Entre os edifícios que mereciam um melhor destino, "deviam ser proibidos de estarem a sujar esta grandeza", está a Casa da Gandarinha, na estrada que liga a São Pedro de Sintra, e o antigo Hotel Netto, junto ao Palácio Nacional de Sintra. Perante esta realidade, os Amigos da Vila Velha concluem que "não há dúvidas que este lugar, este monumento, tem uma grande e urgente necessidade: ser manejado com classe, por uma chefia própria". O Antigo Hotel Netto é uma das manchas na paisagem do Centro Histórico de Sintra.

Fonte: Jornal da Região - Sintra.

Viva Sintra! Património de Portugal!