sexta-feira, 25 de maio de 2012

Amianto nos telhados degradados das escolas de Sintra. Um perigo para a saúde!

 
Comunicado da Quercus: "Continua por fazer a avaliação do estado de degradação dos materiais com amianto nos edifícios públicos. A Quercus junta-se assim à contestação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2-3 Dr. Rui Grácio de Montelavar, que reclama a análise do estado do fibrocimento do telhado da escola. 

A 14 de Fevereiro, a Quercus denunciou publicamente o não cumprimento do prazo de um levantamento a todos os edifícios públicos, identificando o estado de degradação dos materiais com amianto e medidas as concentrações de fibras respiráveis, de forma a ser estabelecido um plano de monitorização ou remoção, dependendo da gravidade de cada situação.

Esse prazo está estabelecido na Lei n.º 2/2011, de 9 de Fevereiro, e exigia ainda que as entidades que gerem os edifícios informassem os utilizadores das instalações sobre a existência ou não de amianto, bem como da previsão da sua remoção. O levantamento deveria ter sido comunicado à Assembleia da República e à ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), entidade que atuaria como reguladora na monitorização do estado de cada edifício, definindo uma estratégia de atuação regular e efetiva, hierarquizando a remoção das fibras para cada situação.

De referir assim que o Estado falha pela 2.ª vez a aplicação/cumprimento de um diploma de âmbitos parecidos, continuando-se desta forma a desconhecer o risco que os trabalhadores e utilizadores dos edifícios públicos correm em relação a inalarem partículas de Amianto.

Já a Resolução da Assembleia da República n.º 24/2003, publicada há quase uma década, recomendou ao Governo que se fizesse um levantamento em relação ao Amianto. A Quercus na altura também denunciou publicamente o não cumprimento da referida Resolução.

O amianto é um material constituído por fibras, finas e facilmente inaláveis, que poderão causar problemas de saúde, como cancro do pulmão ou outras doenças respiratórias. É possível encontrar amianto em diversas utilizações como no revestimento de paredes, alcatifas ou no isolamento de condutas e tetos.

Fonte: Lisboa, 24 de Maio de 2012

 - O Centro de Informação de Resíduos
 da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza"


(...) Segundo o presidente da associação de pais, Francisco Gonçalves, esta é uma escola que tem 28 anos e «nunca foi alvo de obras de requalificação», mas a principal preocupação reside no facto de o telhado representar um risco para a saúde das crianças e dos trabalhadores da escola.

«O telhado é feito à base de amianto, que pode provocar cancro do pulmão. Tem fendas e onde há fendas há queda de partículas que se podem alojar nos pulmões. Estamos muito preocupados com esta situação», disse Francisco Gonçalves à Lusa.

Os pais que esta manhã se concentraram em frente ao estabelecimento escolar exigem a requalificação dos equipamentos e do mobiliário da escola e alegam que o estado da escola põe em causa a segurança das crianças, uma vez que junto ao edifício do estabelecimento escolar se encontra «um posto de transformação de eletricidade construído sobre uma linha de água e que alaga quer seja inverno ou verão».

De acordo com a diretora do agrupamento de escolas Lápiás, ao qual a EB 2/3 Rui Grácio pertence, a exposição ao amianto é «preocupante» e deveriam ser tomadas medidas para a substituição dos telhados.

«Os telhados estão degradados e estamos todos os dias a apanhar estas partículas no ar. Os alunos passam pelo menos cinco anos nesta escola. Estamos muito preocupados», reforçou Isabel Casinhas.

Presente no protesto, Pedro Carteiro, da Quercus, disse que está provado cientificamente que o amianto pode provocar cancro do pulmão e que o Estado já deveria ter tomado medidas para acautelar essas situações. (...)

Fonte: TVI.

Vídeo sobre este caso de saúde pública. Uma preocupação de todos:




Enquanto tivermos um sistema educativo ineficaz e incorrecto, baseado na Pedagogia construtivista pós-revolucionária socialista, nunca teremos uma sociedade sã, nem ordeira. Por outro lado, nem os corruptos deste país serão castigados pela gestão gravemente danosa dos dinheiros públicos, que nos colocaram nesta situação, dominados pela Troika e com falta de financiamentos de vária ordem, à qual se associa a habitual incúria dos partidos do (mau) costume! A via Nacionalista Renovadora, libertará as populações deste rumo certo ao abismo.

Viva Sintra! Terra Portuguesa!