sexta-feira, 15 de junho de 2012

130 Campas e 70 gavetões do cemitério de Rio de Mouro, Sintra, foram destruídas!


Rio de Mouro: 200 túmulos vandalizados. É o segundo assalto no espaço de uma semana. Cento e trinta campas e 70 gavetões do cemitério de Rio de Mouro, Sintra, foram vandalizadas, esta terça-feira, tendo sido roubadas dezenas de floreiras, chapas e crucifixos, disse à Lusa o presidente da junta de freguesia.

De acordo com o autarca, Filipe Santos, um grupo de pessoas saltou o muro do cemitério durante a noite, naquele que foi o segundo assalto ao espaço no período de uma semana.

«Desta vez roubaram dezenas de estatuetas, chapas, crucifixos e floreiras e partiram os mármores de dezenas de campas», disse o autarca. Na semana passada, cerca de 70 gavetões foram vandalizados e abertos, com o objetivo de retirar todo o material de metal.

De acordo com o autarca, a Junta de Freguesia de Rio de Mouro está disponível para «arranjar as pedras dos gavetões», mas serão os proprietários a suportar os arranjos das campas. 

 
Ladrões de cobre atacam sepulturas. Saltaram com destreza o portão alto do cemitério de Rio de Mouro, Sintra, e vandalizaram, durante a madrugada de ontem, 139 campas e gavetões. Tudo para arrancarem as peças de cobre e bronze. Em pouco mais de uma semana, esta é já a segunda vez que os ladrões atacam o cemitério. Os familiares das pessoas sepultadas no local estão arrasados. 

Maria José Silva foi uma das afectadas. O gavetão onde está a urna do pai ficou sem a placa de bronze com o nome e uma jarra de cobre. "Tudo, custou-nos cerca de 300 euros. Mas além do prejuízo material é o valor sentimental", disse ontem ao CM. 

Ao todo, foram vandalizadas 88 campas e 51 gavetões e ossários. O cenário no cemitério e crematório de Rio de Mouro era, ontem à tarde, devastador. Campas e gavetões partidos, fotografias e flores no chão. Das campas, os assaltantes arrancaram as imagens de Cristo, algumas com meio metro de comprimento. Quando não conseguiram arrancar somente as placas e as jarras, destruíram a protecção exterior de pedra onde os materiais se encontravam.

Os familiares já apresentaram queixas na PSP, que está investigar o caso. Desconhece-se, ainda, quantas pessoas estarão envolvidas na vandalização do cemitério.

No passado dia 4, cerca de 70 gavetões foram também partidos, exactamente para o mesmo objectivo: furto de cobre e bronze para ser vendido. A polícia admite, por isso, que as duas situações estejam relacionadas e que os actos tenham sido levados a cabo pelo mesmo grupo. 

Reportagem TVI24, sobre o crime:

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/cemitario-sintra-rio-de-mouro-vandalismo-assalto-tvi24/1354675-4071.html

Fontes: TVI24; jornal Correio da Manhã

Viva Sintra! Terra Portuguesa!