sábado, 2 de julho de 2011

Apoio à decisão da Assembleia Municipal a favor da remoção de grafitis inadmissíveis



 A pintura mural normalmente anárquica, conhecida por “grafiti”, que se encontra um pouco por todo o país, nomeadamente em áreas urbanas e cuja aparência na maioria desses locais é sinónimo de atraso; subdesenvolvimento e desordem, vai ser felizmente, erradicada de edifícios públicos; vila de Sintra; centros históricos, bem como sob solicitação à Câmara, nas propriedades de particulares. Foi a decisão recente da maioria dos deputados da Assembleia Municipal de Sintra.

Esta proposta que agrada a qualquer sintrense, que aprecie a preservação e a boa imagem da sua vila e arredores, não foi proposta pela Coligação Mais Sintra, que exerce no momento o executivo da Câmara Municipal! Foi uma proposta de um deputado socialista, por incrível que pareça, uma vez que não faz parte da ideologia do PS.

A Assembleia recomenda ao executivo da Câmara, que os custos da remoção dos grafitis, sejam assumidos pelos autores dos mesmos, que se consigam apurar. Nada mais justo, visto que sabemos que o grafiti tanto poder ser Arte, como Vandalismo, conforme o local onde é aplicado e segundo o tema retratado, sem esquecermos que deve haver a autorização específica para ser legal e aceite como arte e não como agressão visual.

  
Os esquerdistas e comunistas, votaram contra. Dizem os esquerdistas, que vão continuar a fazer pinturas políticas, porque consideram que é um “direito” que faz parte da liberdade de expressão deles! Portanto, própria e natural aos defensores da droga, etc. Por outro lado, os comunistas, que costumam enganar o eleitorado com preocupações ambientais, dizem que é completamente inaceitável! É uma conquista do 25 de Abril! É claro que foi uma conquista do PCP-PEV! Confundem sempre a liberdade, com libertinagem; democracia, com desordem!


Todos os Nacionalistas, apoiam esta deliberação da Assembleia Municipal, porque consideram que é absolutamente correcta e desejável à imagem e ao bom ambiente do município de Sintra. Esta proposta, está totalmente de acordo com a filosofia defendida por todos os patriotas, sejam eles quais forem. Querem o desenvolvimento; a preservação da estética e do ambiente; a arquitectura tradicional de edifícios e a sustentabilidade social; cultural e económica do concelho, no seu conjunto.

A despesa deve sim, ser suportada por todos aqueles que não tenham autorização prévia, para o grafiti. Nenhuma cidade da Europa que se preze tem grafitis não autorizados, em exibição, porque sabem que a imagem transmitida é degradante. Muitas nem aceitam cartazes nas paredes, sejam eles quais forem. Apenas aceitam nos locais próprios para o efeito. Era exactamente assim que que deveria ser...


O grafiti, tal como foi demonstrado, tanto pode ser uma Arte respeitável e até defendia, como pode ser, uma Agressão Visual e Ambiental. Infelizmente a vertente de vandalismo é a mais comum. Esperemos que a arte continue, mas que a degradação não!


 
  Viva Sintra! Terra Portuguesa!