domingo, 31 de outubro de 2010

Nova economia cooperativa local. Um exemplo para renovar Sintra.

A economia monetária de mercado liberal global, caminha para o colapso. Senão vejamos: dificuldade na obtenção de crédito; escassez de liquidez na economia em geral, de dinheiro a circular, que por sua vez, cria dificuldades de investimento; de produção; de criação ou manutenção de postos de trabalho, com tendência de aumento do desemprego por sistema e não pela conjuntura momentânea!

Desemprego esse, motivado entre outras razões, pela automação generalizada da produção, que não precisa de mais mão-de-obra humana! E não precisa, porque a máquina é mais rentável, dá mais lucro, do que o trabalhador...isto num quadro de liberalização internacional, onde dominam as grandes empresas multinacionais, que susbtituem os Estados nacionais e os seus governos.

O vídeo apresentado, mostra como uma pequena comunidade local no Brasil, Ceará, vive. Como a solidariedade da população de um bairro pobre, consegue ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia, com inteligência e utilidade, produzindo para o seu próprio consumo.

O Dr.Walter Choquehuanca Soto, conferencista peruano, diz o seguinte acerca deste sistema: -"O cooperativismo, dentro de uma economia solidária é uma oportunidade de formar uma nova geração de homens, com amor ao seu País e à sua Família".




Viva Sintra! Viva Portugal!