sábado, 21 de abril de 2012

Estão convidados a vir ao "ESLUS" - ESPAÇO SINTRA LUSITANA


"ESLUS"
Espaço Sintra Lusitana

V

Inauguração

Inspirados pela bela imagem do Terreiro das Cruzes, Capuchos, na serra Monte da Lua, Sintra, temos o prazer de anunciar que será inaugurado no próximo Sábado, dia 28 pelas 17:00 horas, o “ESLUS” Espaço Sintra Lusitana.  
Trata-se de um local de cultura, promoção e comunicação de diversas temáticas, tais como: História; Filosofia; Ciência e Política, organizados em conferências públicas gratuitas; tertúlias; colóquios; convívios etc. sempre relacionados com Sintra e com o seu Povo de origem em particular e a Portugal e aos Portugueses em geral.

Haverá também neste dia de abertura, uma oportunidade de tomar um copo ou comer qualquer coisa à disposição dos visitantes.

Teremos o maior gosto e interesse em receber Portugueses, residentes no Município de Sintra, mas também serão bem-vindos, todos os outros que nos queiram visitar. Contamos com a vossa presença no:

ESLUS, Espaço Sintra Lusitana,
Rua das Figueiras nº 3, na Rinchoa - Rio de Mouro – Sintra.
(Perto da Estação do Comboio de Rio de Mouro / Rinchoa)


Entretanto, iremos abordar a freguesia de Rio de Mouro, no município de Sintra, através de um apontamento Histórico:

Breve História de Rio de Mouro

Segundo a lenda, Rio de Mouro tem a sua origem na conquista da bacia do Tejo, em 1147. O ataque de D. Afonso Henriques ao Castelo de Sintra, nessa data, pôs em fuga os habitantes da cidade, entre eles o governador do castelo, chamado Albarraque, que significa “O Brilhante”. Cercado junto a um rio, lutou como um valente antes de morrer e o seu sangue tornou vermelhas as águas do rio, que ficou conhecido como o Rio de Mouro, tal como o povoado que mais tarde aí se formou. Tornou-se uma zona rural e um ponto de passagem no trajecto Sintra - Lisboa.    

Não se sabe ao certo como e quando nasceu a povoação de Rio de Mouro. Há notícias desta terra na Idade Média; documentos do século XV dão-nos conta de contratos de arrendamento de terrenos agrícolas propriedade de residentes em Rio de Mouro. No século XVI foi mandada erigir, pelo Cardeal D. Henrique, a Igreja Matriz que ostenta na sua frontaria a data de 1563.

A primeira indústria em Rio de Mouro foi a fábrica de tinturaria e estamparia, fundada no século XVIII. Os seus maiores clientes eram os armazéns de Lisboa. A falta de transportes dificultou o desenvolvimento da fábrica. A grande solução seria a criação dos caminhos-de-ferro...

No final do século XIX nasce a primeira colectividade, a velhinha Sociedade União 1.º de Dezembro com a sua, então famosa, filarmónica. Na primeira metade do século XX, Rio de Mouro era uma pacata povoação do Concelho de Sintra conhecida como terra de boas águas e óptimos ares. Aqui vinham os Lisboetas fazer curas, descansar das fadigas da semana, ou passar umas merecidas férias. Homens de letras consagradas; artistas de teatro; do cinema; da canção; artistas plásticos e até políticos aqui tiveram as casas de veraneio. De entre as figuras ilustres que aqui habitaram destacamos o Arquitecto Adães Bermudes, Escultor Francisco dos Santos, actriz Maria das Neves, José Gomes Ferreira e actriz Ivone Silva.

Na primeira metade do século XX, Rio de Mouro podia ainda caracterizar-se como uma Freguesia rural com as suas quintas, as suas hortas, vinhas, olivais e pomares. A Feira das Mercês reunia anualmente os lavradores da região que tinham a oportunidade de fazer os seus negócios que consistiam na compra ou venda de gado, compra de alfaias agrícolas e venda dos produtos da terra.

 Fonte: Prof. Kiber Sitherc


ESLUS! Um Espaço especial para todos os Portugueses, residentes no Concelho de Sintra, que se sintam ligados a esta Terra Portuguesa, sejam amantes da nossa Cultura e se preocupem, quer com o seu próprio futuro, quer com o das suas Famílias. Serão bem-vindos todos os que vierem por bem...

Viva Sintra! Município de Portugal!