sábado, 12 de novembro de 2011

Viagem turística por Sintra.

 
Conhecer a Nossa Terra é fundamantal para que possamos amá-la. Mas para amar é preciso conhecer. Ninguém ama verdadeiramente o que não conhece ou neste caso, o lugar que não conhece na sua totalidade. Quantos sintrenses conhecem a sua terra? Ou quantos Portugueses a conhecem? Muitos certamente, mas não todos. Assim sendo, para promover a riqueza paisagística; cultural e patrimonial do município, segue-se um breve sumário vídeo.

No dia 6 de Dezembro de 1995 a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação; Ciência e Cultura, atribuiu a Sintra o galardão de Paisagem Cultural - Património da Humanidade. Apresentamos aqui o vídeo que acompanhou essa candidatura. Fonte: Câmara Municipal de Sintra.

 Trata-se mais concretamante de um Património de Portugal com Relevante Interesse Cultural para a Humanidade, porque Sintra é uma Terra Portuguesa e não genericamente da humanidade. Faz parte da humanidade, mas não é propriedade dela é Nossa...




Agora, uma reportagem sobre um dos ex-líbris de Sintra, o eléctrico antigo e pelas memórias dos guarda-freios e passageiros costumeiros. Construído na cidade de Filadélfia nos Estados Unidos da América em 1903 é inaugurado em Sintra no ano seguinte. O trajecto original estendia-se desde a Vila Velha até às Azenhas do Mar.


De seguida uma viagem pelo Palácio Nacional da Pena, ao som do tema clássico: "A Cavalgada das Valquírias" do alemão, Richard Wagner:


Passeio pelo Litoral sintrense. Freguesias de Colares e São João das Lampas, ao som da "9ª Sinfonia" do alemão, Ludwig van Beethoven. Fonte: blogue Rio das Maçãs:


Terminando esta pequena viagem, apresentando a linda Quinta e Palácio da Regaleira, referido também como, a mansão filosofal ou palácio maçónico. Inicialmente propriedade da Sª viscondessa da Regaleira, foi adquirido pelo Dr. António Augusto de Carvalho Monteiro que juntamente com o arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Mannini, desenvolveram esta maravilha da arquitectura; da sabedoria e da estética. Após um breve período em mãos japonesas, regressa a Sintra e é administrado pela Fundação CulturSintra, onde permanece.


For fim, o último trabalho de uma conhecida munícipe. A cantora romântica, Mónica Sintra, com o tema: "Não dá - decide por ti".
 

Viva Sintra! Património de Portugal!