sexta-feira, 21 de junho de 2013

Centenas de alunos em Sintra, prejudicados com greve irresponsável dos comunistas da FENPROF!

 


Na Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, Sintra, a greve dos professores, na passada Segunda-feira, em dia de exame nacional, fez-se sentir, com uma adesão de 90 por cento, de acordo com os sindicatos da FENPROF. Os alunos não ficaram surpreendidos, mas só querem saber como é assegurada a igualdade entre os que fizeram exame e os que não fizeram.

Às oito e meia da manhã, já muitos alunos se juntam à porta da escola. As conversas não circulam em redor das dúvidas sobre o português que sai no exame, mas se efectivamente vai ou não haver exame.

Ana e Catarina, ambas de 17, não escondem essa ansiedade. «Eu estudei normalmente para ter exame hoje, mas é óbvio que há sempre aquela insegurança», diz Catarina. «Já estou nervosa e ainda se junta a incerteza», acrescenta Ana. Ricardo, também de 17, confessa: «Espero bem que não» haja exame. Catarina e os colegas entram para a escola normalmente pouco antes das nove. Talvez três dezenas de professores permanecem à porta. Por volta das 09:10, os números da greve, ainda provisórios, são recebidos com uma salva de palmas e sorrisos por parte dos docentes. 


E a contabilidade final confirma-o: «Mais de metade dos exames não se realizam. A Escola Alberto Neto [ao lado e do mesmo agrupamento] fechou porque nenhum exame foi lá realizado. Aqui nesta escola, em 26 salas que iam ter exames apenas dez» o fizeram, afirma Belandina Vaz, concluindo a docente que a «adesão, pelo menos nestas escolas, é superior a 90 por cento», ou seja, «em 320 professores chamados, só 20 é que estão a furar a greve», o que é «muito, muito bom para a luta dos professores».

Cada sala desta escola levaria, em média, 16 alunos, num total de mais de 300 que se propuseram a exame. Mas, destes, só 160 é que acabam por realizá-lo. Entre os alunos que saem, torna-se mais evidente a outra grande dúvida que os assaltava antes de entrarem: como é que vai ser garantida a igualdade entre todos? Ana e Catarina já nos tinham dito que «se uma sala não fizer exame no país, não faz sentido que o resto faça». Filipa até ouviu dizer que «os alunos que não fizerem vão todos corridos a dez».

Os receios de Ana confirmam-se: uns fazem e outros não. «Vai sempre haver aquela comparação de exames. Vão sempre achar que vai ser mais fácil um do que o outro.Vai gerar confusão entre os alunos»

 
 
Belandina Vaz deixa a pergunta a Nuno Crato: «Como é que o senhor ministro vai descalçar esta bota?». Renata Coelho, outra professora, remata: «Era adiar logo o dia», porque «não é todos os dias que andamos em greve. É mesmo birra do ministro da educação».

Ana Luísa Prista e Sofia Correia respondem à chamada dos filhos para irem buscá-los e a dúvida também assola esta mães, embora compreendam a luta dos professores. «Esperam que tudo se resolva».

Rodrigo Ferreira, 18 anos, também liga para a família a avisar que não fez o exame e agora aguarda pela marcação de nova prova. «Fui perguntar e disseram-me que tenho que estar atento ao que a escola diz, que eles depois marcam outra data». 

Fonte: TVI 24.
 

Viva Sintra!