sexta-feira, 31 de maio de 2013

11 Ladrões de cobre brasileiros detidos em Sintra, tiveram relações com a Portugal Telecom!

 

 

 

A GNR deteve 11 pessoas, esta madrugada, em Sintra, por suspeita de pertencerem a uma rede organizada de furto de cobre. Só num armazém foram apreendidas cerca de 20 toneladas.

 

 



Viva Sintra!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Novo protesto contra o encerramento dos correios em São João das Lampas.


Sintra, no dia 21 de Maio (Lusa) - Três dezenas de pessoas protestaram em São João das Lampas, em Sintra, contra o encerramento da estação de correios da localidade, por considerarem que vai contribuir para o isolamento da freguesia e prejudicar os mais idosos. De acordo com o presidente da junta, Guilherme Ponce Leão, apesar de os CTT - Correios de Portugal já terem anunciado a transferência de serviços para uma empresa de contabilidade junto a esta estação de correios, a medida continua a ser negativa para a freguesia.


"Grande parte das valências da estação de correios não podem ser feitas no futuro posto, que, por exemplo, não vai ter capacidade paga pagar 20 ou 30 reformas num só dia. Este é mais um sinal de abandono desta freguesia, onde já fecharam bancos; empresas; 15 estabelecimentos encerraram nos últimos tempos e existem mais de 50 casas por alugar", lamentou o autarca à agência Lusa.

Fonte: Lusa / Visão.

 
Viva Sintra! Terra Portuguesa!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bombeiros afirmam que meios não são suficientes e 75% dos incêndios são de origem criminosa!

 

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considera que o dispositivo de combate aos incêndios florestais “ainda não é o essencial”, mas destaca o reforço de meios em tempo de crise.

“Atendendo ao tempo de crise, houve uma evolução francamente favorável entre 2012 e este ano”, disse à agência Lusa o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, a propósito da fase Bravo de combate a incêndios florestais, que começa na quarta-feira e se prolonga até ao dia 30 de junho. Na fase Bravo, a segunda mais crítica no combate a incêndios florestais, vão estar no terreno 6.338 operacionais, 1.472 veículos, 30 meios aéreos e 70 postos de vigia, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndio Florestais 2013 (DECIF).

De acordo com o DECIF, os meios aéreos vão aumentando à medida que vai avançando a fase Bravo, que começa com os oito helicópteros da Empresa de Meios Aéreos (EMA), passando para 26 meios, a 15 de junho, e para 30, a 20 de junho.  O presidente da LBP adiantou que os meios que compõem o DECIF “não são os essenciais” e que nem “tudo está resolvido”, existindo “muitas coisas que ainda são necessárias”.

Apesar de não haver este ano “ganhos substanciais”, Jaime Marta Soares realçou que há “um reforço em termos de recursos humanos, equipamentos e meios aéreos”.

O presidente da LBP garantiu que o combate aos incêndios florestais não vai ser afectado pelas dificuldades financeiras que algumas corporações de bombeiros atravessam, principalmente as associações humanitárias. O mesmo responsável acrescentou que os bombeiros estão preparados para a época que se avizinha, mas recordou que Portugal tem uma estrutura para responder perfeitamente a uma média de 200 fogos por dia, sendo difícil dar uma resposta em qualquer parte do mundo, quando os incêndios chegam aos 400 e 500 por dia, e à mesma hora.


Jaime Marta Soares disse ainda que a esmagadora maioria dos fogos em Portugal, na ordem dos 75 por cento, são criminosos. Em 2012, foram registadas 9.333 participações por incêndio e fogo posto em floresta, mais 2.967 ocorrências do que em 2011, correspondendo a um aumento de 46,61 por cento, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

O RASI adianta que a Polícia Judiciária deteve, em 2012, 60 pessoas pelo crime de fogo posto em floresta, mais 25 do que em 2011. No ano passado, os incêndios florestais consumiram 118.954 hectares, mais 45.223 hectares do que em 2011.

A época mais crítica de incêndios florestais, a fase Charlie, começa a 01 de julho, prolongando-se até 30 de Setembro, e envolve 9.337 operacionais, 2.172 viaturas, 45 meios aéreos e 237 postos de vigia.

Para a época mais crítica, o DECIF apresenta como novidades 10 grupos de reforço de ataque ampliado, denominados GRUATA, a utilização de máquinas de rastos, no apoio às acções de combate a incêndios florestais, e a cooperação com a Força Aérea Portuguesa, que disponibiliza o avião C-295M.

Fonte: Jornal da Região - Sintra. 


Viva Sintra! Alerta!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Inauguração da estação de Agualva-Cacém, com atraso de mais de dois anos, que afinal já funcionava incompleta...

 

O Secretário de Estado dos Transportes inaugurou no dia 6 de Maio, pelas 10h30, a nova estação ferroviária de Agualva-Cacém, uma empreitada cujo prazo de conclusão tem sido adiado desde 2011.

Além da quadruplicação da via, a obra incluiu "a construção de um novo edifício de passageiros subterrâneo, no local do existente, a construção de uma passagem inferior e de uma interface rodoviária [ainda por abrir], e ainda de um auto-silo de quatro pisos com capacidade para 308 veículos [também por abrir]", explicou a Refer.

A obra esteve prevista para o final da década de 1990 e, mais tarde, foi anunciada como tendo início durante a intervenção do programa Polis, mas acabou por só arrancar em 2008. A remodelação da estação deveria ter terminado em Agosto de 2011, mas devido a problemas financeiros os trabalhos foram prolongados até Abril de 2012, data em que permaneciam por concluir, provocando o descontentamento dos utentes e sobretudo dos comerciantes do Largo da Estação, que se queixam de prejuízos avultados.

Fonte: Jornal da Região - Sintra.


Viva Sintra! Terra Portuguesa!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Assalto com perseguição; tiros e acidente: de Torres Vendras até Sintra!

 
 

Três homens assaltaram hoje de madrugada um posto de abastecimento de combustível em Silveira, próximo de Santa Cruz, Torres Vedras, envolvendo-se em tiroteio com as autoridades, disse à agência Lusa fonte da GNR. 

O alerta foi feito pela patrulha de Torres Vedras, tendo-se seguido uma perseguição que envolveu agentes de vários postos, segundo a fonte do Comando-Geral da GNR.

Depois do assalto, uma patrulha da Ericeira localizou a viatura dos suspeitos nas imediações da vila, seguindo-se uma perseguição que passou por Mafra, Igreja Nova, Celeiros, tendo ocorrido dois abalroamentos durante a mesma.


 "Chegados à passagem de nível de Sabugo, houve troca de tiros", disse a fonte da guarda, referindo que os três homens fugiram em direção à via férrea e seguiram com a viatura pela linha do comboio, acando por ser abalroados por uma composição.

Um dos suspeitos sofreu ferimentos e acabou preso em Olelas, Almargem do Bispo, Sintra, encontrando-se os outros ainda em fuga. 

Um militar da GNR ficou igualmente ferido e recebeu tratamento hospitalar.

Fonte: Diário de Notícias.

 

Viva Sintra! Insegura!