domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas!


O "Sintra Autoctóne", deseja a todos os seguidores e leitores, um:



e Também um:



Viva Sintra! Terra Portuguesa!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Ciganos maltratam cavalos em Mira-Sintra e vivem impunes há anos. Em Cascais passa-se o mesmo.


O cadáver do cavalo que morreu este fim-de-semana em Mira Sintra, após longas horas de agonia, foi removido esta tarde pela autarquia, por razões de saúde pública. Na sexta-feira, o animal caiu de uma ribanceira situada nas traseiras da Avenida Timor Lorosae, tendo sido socorrido umas horas depois pelos Bombeiros de Agualva-Cacém. Apesar da intervenção de várias autoridades, o cavalo sobreviveu até ao dia seguinte sem assistência, e acabou por morrer durante a madrugada de sábado para domingo. 

A história está parcialmente documentada em dois vídeos no Youtube e em algumas fotografias colocadas na Internet. “Pouco minutos depois o cavalo que serenamente pastava, caiu pela ribanceira para um desfecho infeliz de 48 horas de abandono e sofrimento”, descreve o morador Telmo Azevedo. 

O caso foi acompanhado pelo Gabinete Medico Veterinário Municipal, que não pode recolher o cavalo ou prestar-lhe assistência, porque legalmente essa é uma competência do proprietário ou da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). “A Polícia identificou e notificou o proprietário a tomar as medidas previstas na lei, que no caso era chamar o veterinário assistente, porque só ele poderia proceder a um abate de emergência, caso fosse necessário”, explica fonte do gabinete.

O acidente não é novidade em Mira Sintra, onde são frequentes as situações de perigo causadas por cavalos que vagueiam pela freguesia, alegadamente propriedade de um comerciante de etnia cigana. “Temos alertado consecutivamente as autoridades, porque é um perigo enorme ter animais deste porte a vaguear na via pública, mas sentimo-nos impotentes”, revela Rui Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Mira Sintra.

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

 Fonte: Tudo Sobre Sintra


Viva Sintra! Terra Portuguesa!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Assaltantes em Belas, rebentam com multibanco e com uma papelaria.

 

Três homens encapuzados assaltaram na madrugada do dia 11 um multibanco em Belas, Sintra, com recurso a explosivos, tendo destruído parcialmente uma papelaria. A proprietária, Cristina Moisés, estima que além das montras, 95% dos produtos ficaram danificados.

De acordo com a fonte, por volta das 05:00, três homens encapuzados rebentaram a caixa multibanco que está inserida numa parede de uma papelaria  na localidade de Idanha, Belas, e conseguiram fugir com duas caixas com dinheiro, cuja quantia ainda está por apurar.  

Os assaltantes fugiram num veículo de cor preta cuja matrícula tinha sido roubada de outra viatura, na segunda-feira, acrescentou a fonte.  

"Há alguns meses já houve uma tentativa de assalto, mas não conseguiram  rebentar a caixa multibanco. Desta vez, a papelaria ficou bastante danificada",  adiantou a fonte. A Polícia Judiciária está a investigar o assalto. 
  
   

Fonte: SIC Notícias

Viva Sintra! Uma terra cada vez menos segura!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Estrada do programa POLIS em Agualva, causa acidentes sucessivos. Diz-se que não pode ser alterada:

 

Há uma estrada em Sintra onde todos os dias acontecem dois ou três acidentes. O problema está no novo pavimento que é muito escorregadio. A Câmara de Sintra diz que a obra não é da responsabilidade da autarquia mas garante que vai estudar uma solução.

 



Fonte: SIC Notícias 

 

Viva Sintra! Terra Portuguesa!