domingo, 31 de outubro de 2010

Nova economia cooperativa local. Um exemplo para renovar Sintra.

A economia monetária de mercado liberal global, caminha para o colapso. Senão vejamos: dificuldade na obtenção de crédito; escassez de liquidez na economia em geral, de dinheiro a circular, que por sua vez, cria dificuldades de investimento; de produção; de criação ou manutenção de postos de trabalho, com tendência de aumento do desemprego por sistema e não pela conjuntura momentânea!

Desemprego esse, motivado entre outras razões, pela automação generalizada da produção, que não precisa de mais mão-de-obra humana! E não precisa, porque a máquina é mais rentável, dá mais lucro, do que o trabalhador...isto num quadro de liberalização internacional, onde dominam as grandes empresas multinacionais, que susbtituem os Estados nacionais e os seus governos.

O vídeo apresentado, mostra como uma pequena comunidade local no Brasil, Ceará, vive. Como a solidariedade da população de um bairro pobre, consegue ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia, com inteligência e utilidade, produzindo para o seu próprio consumo.

O Dr.Walter Choquehuanca Soto, conferencista peruano, diz o seguinte acerca deste sistema: -"O cooperativismo, dentro de uma economia solidária é uma oportunidade de formar uma nova geração de homens, com amor ao seu País e à sua Família".




Viva Sintra! Viva Portugal!

sábado, 30 de outubro de 2010

Hidroponia o novo sistema agrícola do futuro.



A Nova Agricultura, biológica; eficiente e de produção extensiva. Um exemplo no Brasil, para ver e ouvir...

O deus Lugh, símbolo do Sol polivalente



Lug ou Lugh, teria sido um Deus acrescentado à lista da Mitologia celta um pouco mais tarde, identificado com o deus romano, Mercúrio. Em Gaulês antigo era chamado de Lugos e pela ilha Britânica de Lug.

Descrito como um jovem com uma lança, a Lança Mágica das Glórias e associado ao uso da funda (arma que lança pedras feita de pele animal); possui cabelos longos e a face tão radiante quanto o sol. Representa, em muitas lendas Irlandesas, a “vitória da Luz sobre as Trevas” e, com o passar do tempo, foi ganhando cada vez mais associações.

Na Península Ibérica o Povo Lusitano, prestava culto a Lugh e a Danna, que eram os deuses principais dos nossos antepassados. Lugh e Danna, deu origem a Luz Citânia, a povoação dos adoradores de Lugh e da deusa Danna que se transformou em Lusitânia, raíz do Portugal primitivo.

A Reorganização Administrativa para os Municípios em Geral

A situação desordenada, em termos político-administrativos do Município, tem origem em grande parte, pela forma de funcionamento entre a Câmara Municipal e as Freguesias. 

As Juntas das Freguesias, são administrações autónomas da Câmara Municipal, como tal,  as políticas, que emanam da Câmara e da Assembleia, municipais. Cada Junta, para além das suas atribuições próprias, tem um conjunto de políticas, diversas ou opostas, se o partido que lá estiver, for diferente daquele que está na Câmara. que resulta um prática diária de orientações políticas diferentes do centro do município e descordenação administrativa, em relação ao Concelho no seu conjunto

O nosso Município, necessita de uma reorganização administrativa e política, no sentido de centralizar e coordenar toda administração, na presidência da Câmara Municipal